terça-feira, 24 de maio de 2011

A IMPORTANCIA DO POSICIONAMENTO DO BRAÇO DA FÍSTULA ANTES DA PUNÇÃO

Fistula braquiobasílica:

O posicionamento  do membro, ou seja, o braço onde foi confeccionado a fistula, é  de extrema importância antes da punção venosa, principalmente em pacientes obesos e idosos.
Na fístula confeccionada no braço (sulco bicipital medial), braquiobasílica com transposição da veia, deve-se realizar abdução com uma leve rotação externa do membro, pois isso facilitará a visualização  da fístula arteriovenosa, evitando erro de punção e infiltrações. Se o paciente apresenta pele flácida, firme a pele com a mão ou peça para o paciente ajudar. Caso o profissional não tenha este cuidado, podem ocorrer infiltrações por desvio da agulha.


Fístula braquiocefálica:

Fazer flexão de cotovelo de forma leve, se a fístula foi confeccionada no sulco bicipital lateral.
Pode-se realizar também  a extensão completa no membro com um leve apoio no cotovelo, se a fístula foi confeccionada mais para face medial do braço.

Fístula radiocefálica:

O posicionamento vai depender do local onde foi confeccionada a fístula.Usa-se, posição de supinação, pronação ou lateral. Faça sempre uma avaliação antes da punção, para não ocorrer desvio da agulha.


Fístula ulnar/basílica:

Flexão de cotovelo com uma leve rotação externa do membro (palma da mão voltada para cima), este tipo de fístula é pouco utilizada.

Fístula em alça:

Extensão completa do cotovelo. Fístula pouca usada.


Quando não temos estes cuidados com as fístulas dos pacientes, estamos contribuindo com esgotamento do pool venoso dos nossos doentes. Para que isso não ocorra, devemos oferecer treinamentos contínuos aos nossos funcionários (técnicos de enfermagem e enfermeiros). A fístula é responsabilidade do médico, paciente, enfermagem e fisioterapeuta.

domingo, 8 de maio de 2011

PREVINA-SE CONTRA INFECÇÃO, LAVANDO O BRAÇO DA FÍSTULA ANTES DA HEMODIÁLISE.


Crédito da Foto: Farmacos-oncare.blogspot.com


O braço onde a fístula foi confeccionada deve ser lavado rigorosamente antes da sessão de hemodiálise.Essa orientação é feita pela enfermeira, médico ou fisioterapeuta da clínica, logo que o paciente for admitido na unidade. Todos profissionais que trabalham com IRC devem estar sempre informados dos cuidados com a fístula arteriovenosa. As orientações devem  ser dadas se possível em todas as sessões.Quando informamos bem os nossos pacientes, dificilmente eles farão coisas erradas ao longo do tratamento, e estaremos evitando futuras complicações com esta fistula arteriovenosa. A empresa vai sair lucrando, pois reduzirá o índice de infecção e, com isso, a diminuição do uso de antibióticos. Se o paciente faz  pouco uso de antibióticos, vai apresentar  menos efeitos colaterais além dos problemas já causados pela própria doença.

A enfermagem tem obrigação também de lavar suas mãos todas as vezes que for realizar a punção da fistula, ou qualquer outro procedimento com o paciente. Não só a enfermagem mas todos que trabalham na unidade de hemodiálise.

A lavagem é simples e rápida, gasta pouco tempo, e pode prolongar o tempo de vida de sua fistula arteriovenosa.

domingo, 1 de maio de 2011

SUFUSÃO HEMORRÁGICA APÓS PUNÇÃO DA FÍSTULA ARTERIOVENOSA (INFILTRAÇÃO)



Quando ocorre a infiltração, a rotina das clínicas de hemodiálise é orientar o paciente a colocar compressas frias no primeiro dia. E no seguindo dia coloca-se compressas quentes. Só que estamos lidando com um trauma agudo, onde deveria ser orientado somente compressas frias (e não compressas quentes) nas primeiras 72 horas do ocorrido.

A colocação de compressa quente favorece a hipóxia segundária, dificultando a punção da fístula na próxima sessão de hemodiálise. A compressa quente deve ser usada com cuidado após uma avaliação minuciosa da fístula por um profissional capacitado - o fisioterapeuta, o médico ou a enfermeira padrão.

Qualquer dúvida deixe seu comentário indagando e respoderemos com prazer.