sábado, 3 de agosto de 2013

FÍSTULA ARTERIOVENOSA DE MEMBRO INFERIOR


Fisioterapia em membro inferior durante a hemodiálise


Dez dias de confecção

Fístula arteriovenosa (veia safena e artéria femoral).




EVITES DORES NA HEMODIÁLISE

Realize movimentos com os membros superiores ou inferiores durante a hemodiálise.
A infiltração da fístula arteriovenosa só acontece quando a agulha está mal posicionada dentro do vaso.

 O movimento é muito importante também para  prevenir a tendinite, além de dores em região de ombro.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

ANEURISMA

 Fístula arteriovenosa trombosa

f

A IMPORTÂNCIA DA CONFECÇÃO DA FÍSTULA ANTES DE INICIAR A HEMODIÁLISE


Fístula arteriovenosa braquio-basílica superficializada. Paciente realiza hemodiálise há vários anos. Quando iniciou o tratamento não tinha confeccionado fístula arteriovenosa ainda, por isso fez uso de vários cateteres de veias centrais. A veia subclávia estava ocluída (Doppler), devido aos inúmeros cateteres usados pela paciente. Não apresentava sintomas até ser confeccionada a fístula. Após a confecção da  fístula arteriovenosa surgiram os seguintes sintomas: edema do  membro superior, pescoço e face.

Bom seria se todos os pacientes que vão para hemodiálise, já iniciassem o tratamento com uma fístula arteriovenosa. Quem sabe este sonho, algum dia, possa se tornar realidade em hemodiálises no Brasil.
 Edema no pescoço (oclusão de subclávia).
Paciente já passou por várias cirurgias para confecção de fístula arteriovenosa. A veia subclávia está ocluída.  A paciente realiza fisioterapia para a redução do edema.

sábado, 9 de março de 2013

UM SONHO ALCANÇADO



Paciente portadora de IRC há dezesseis anos, com comprometimento ósseo e dores articulares nos membro superiores causado pela doença e agravada pelo número de fístula arteriovenosa confeccionadas e inativas no membro superior. A fístula utilizada atualmente é uma radio-cefálica com bom fluxo. Queixava de dores quando realizava as tarefas do lar e o trabalho artesanal que fazia para ajudar em sua renda de casa (crochê). A paciente foi avaliada pela fisioterapeuta da clínica e depois iniciou os exercícios de cinesioterapia antes da sessão de hemodiálise 3x/por semana. Apresentou melhora significativa após algumas sessões de fisioterapia. Hoje ela já voltou a fazer o seu trabalho manual que fazia antes e sem queixas de dores e já tem algumas encomendas para fazer.

domingo, 20 de janeiro de 2013

PRÓTESE (PTFE)

O manuseio incorreto da prótese pode levar a falência da mesma. Não se deve realizar ângulos de 45° e 90°. No Brasil o uso de prótese é o último recurso do paciente que realiza hemodiálise, o cuidado da punção deve ser redobrado. Não há necessidade de realizar exercícios para o amadurecimento da fístula arteriovenosa com PTFE, por se tratar de um tubo já dilatado.

O AMOR AO PRÓXIMO

 Quem faz hemodiálise,também é feliz!

A vida tem sentido quando estabelecemos o reino de Deus na terra, ou seja, quando tentamos substituir uma vida egoísta, nervosa, violenta e irracional por uma vida de amor, fraternidade, de liberdade, e de raciocínio.
 
MAHATMA GANDHI

domingo, 13 de janeiro de 2013

CIRCULAÇÃO COLATERAL

Fístula radio-cefálica com edema acentuado.


Fístula radio-cefálica em membro superior direito. Evoluindo com circulação colateral em direção a mão e veia basílica. Apresenta edema acentuado, o paciente não refere dor e nem parestesia.