MINHA HISTÓRIA
Quando me formei em 2008, não tinha expectativa de trabalho. Queria atuar na área respiratória, porém não tinha pós-graduação. Resolvi fazer uma pós-graduação em cardiorespiratória. Iniciei os estudos e, mesmo assim, não consegui nenhum emprego na área.
Voltei para meu emprego anterior de técnica de enfermagem. Entreguei alguns currículos de fisioterapia e um só de enfermagem e, este outro foi o único pelo qual vim ser chamada a trabalhar. Comecei a trabalhar em uma clínica de hemodiálise como técnica de enfermagem, mas não revelei a ninguém no meu trabalho que eu era graduada em fisioterapia, pois correria o risco de ser exonerada. Não tinha conhecimento nenhum sobre hemodiálise, pois era totalmente leiga no assunto. Aprendi a manusear as máquinas e pulsionar as fístulas com a ajuda de algumas colegas. Um dia uma funcionária recomendou a um paciente fazer um exercício para “maturar” a sua fístula. Eu fiquei sem entender, pois, por quê fazer exercício? Como sou curiosa indaguei o porquê do exercício e ela me respondeu que era para amadurecer a fístula, torna-la adequada e dilatada para receber as agulhas que iram levar e trazer o sangue para a máquina de hemodiálise.
Não perguntei mais. Resolvi pesquisar e estudar muito sobre o assunto. Quando já estava bem instruída e bem confiante, tomei a iniciativa de colocar em prática tudo que sabia de fisioterapia para o benefício do renal crônico no que tange a suas fístulas. Reuni alguns pacientes com fístulas recém confeccionadas (menos de um mês de cirurgia) para participar deste novo trabalho. Cerca de 20 pacientes aceitaram participar do trabalho de fisioterapia voltada para fístula arteriovenosa. Comprei o material básico e um carrinho de mão e fui à luta. Naquela ocasião eu não possuía veículo e tinha que tomar ônibus para ir e voltar do trabalho. Fiquei seis meses trabalhando com esses pacientes, os quais não tiveram falência de fístula. Somente um paciente teve que fazer a correção da fístula devido a ocorrência de uma estenose, que é muito comum em fístula. Esse trabalho redundou em um trabalho de pós-graduação, coroando a minha formatura com louvor.
E como uma guerreira merece muitas bençãos!!!
ResponderExcluirEstou sempre ao seu lado, torcendo, vibrando e desejando o melhor.
Beijos de quem sempre acreditou em você e na construção de uma equipe multidisciplinar, Graziella
Obrigada Graziella!
ResponderExcluirVocê foi de grande ajuda e incentivo! Deus a abençoe!
Nossa amiga conheci quase todos os bracinhos!!!! rssss
ResponderExcluirAryana Tereza Fai
Parabéns!!! você não é apenas uma pessoa maravilhosa, mas uma profissional de total confiança eseriedade.. bjos
ResponderExcluirAryana Tereza Fai
Adorei sua história,além de ser um grande incentivo,sou técnica de enfermagem e trabalho a pouco tempo com hemodiálise estou gostando muito e gostaria de me especializar mais, parabéns pela dedicação um grande abraço. Margareth de Cabo Frio RJ.
ResponderExcluirAnônimo disse...Grazi, estou encantada com o seu trabalho.
ResponderExcluirParabens pela dedicaçao e cuidados com seus pacientes.
Você vai longe e eu acredito no seu sucesso.
Muito bom o seu blog, tudo explicado de uma maneira facil de entender, bem ilustrado e linda a sua historia...
Sucesso Sempre Grazi...
Juliana Martins