sábado, 21 de abril de 2012

EDEMA DE MEMBRO SUPERIOR

Membro edemaciado no início da fisioterapia (foto 1)
 Com dois meses de tratamento (foto 2)

EDEMA DE MEMBRO SUPERIOR

Paciente idosa, diabética e portadora de insuficiência renal crônica. Foi admitida na unidade de hemodiálise com cateter duplo lúmen para hemodiálise. Passou por uma avaliação do médico vascular, para a realização de uma fístula arteriovenosa, não foi necessário fazer exame ( Doppler venoso).

Logo que foi confeccionado a fístula, desenvolveu um edema do membro superior direito, o mesmo membro onde foi confeccionado a fístula(radiocefálica). Foi realizado fisioterapia 2x por semana no membro para o amadurecimento da fístula durante um mês na clínica e a paciente foi orientada a realizar em casa também. Porém a fístula não amadureceu (fracasso de maturação). A paciente foi novamente encaminha  para nova avaliação com o médico vascular. O médico resolveu confeccinar outra fistula no membro superior esquerdo (radiocefálica). O membro superior direito continuou edemaciado.

A paciente continuou fazendo fisioterapia para ambos os membros. Com três meses de confecção da fistula no braço direito e realizando fisioterapia no membro edemaciado, o edema reduziu por completo. Talvez o problema que ocorreu no membro da paciente não tenha sido estenose ou oclusão de vaso central, devido à melhora tão rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário